Atendimento em todo Brasil
Atendimento em todo Brasil

   

Como ser um representante comercial? Vale a pena?

Vendedores que possuem o perfil empreendedor podem se interessar pela carreira de representante comercial. Nessa profissão é possível explorar suas habilidades com vendas de uma maneira mais autônoma e independente. Há chances de crescimento e isso depende muito mais de você do que da empresa. A seguir vamos explicar como ser um representante comercial e tudo que você precisa saber sobre essa profissão!

O que faz um representante comercial?

O representante comercial tem como principal atividade as vendas em nome de uma marca. Contudo, ele mesmo gerencia as ações relacionadas a essas vendas, gerencia seus clientes e as regiões em que atua. Dessa forma, ele possui mais responsabilidades que um vendedor com vínculo empregatício.

Como ser um representante comercial?

O representante comercial é um profissional autônomo, por isso, precisa tomar algumas providências e cultivar atitudes que se diferenciam das de um trabalhador sob regime CLT. Confira a seguir as principais ações necessárias ao profissional que deseja exercer essa função:

1) Cadastrar-se no Órgão de Classe

A representação comercial é uma profissão regulamentada. Portanto, para providenciar a documentação correta, é necessário que o profissional se inscreva no Conselho Regional de Representantes Comerciais.

2) Inscrever-se no INSS

Por se tratar de atividade autônoma, o representante deverá se cadastrar no INSS para que possa garantir seus direitos previdenciários.

3) Captar empresas

Outro passo importante para o representante comercial é correr atrás de clientes que atuem com esse tipo de profissional. As coisas não funcionam exatamente como uma busca por emprego comum. Então, é interessante interagir e se informar através de outros profissionais, buscar plataformas, fóruns de apoio, entre outras ações.

4) Carteira de habilitação

Ter carteira de habilitação é quase que um pré-requisito para essa ocupação. Algumas empresas exigem, inclusive, que a pessoa tenha carro próprio. Além disso, é importantíssimo que tenha disponibilidade para viajar, pois geralmente as empresas procuram por esses profissionais a fim de ampliar suas regiões de atuação.

5) Acumular diferenciais

Ao entrar em um mercado empreendedor, como é o caso do representante comercial, você estará competindo com diversas pessoas engajadas na profissão. Isso significa que será necessário se diferenciar para conquistar as melhores empresas. Experiência acumulada em vendas e qualificações farão toda a diferença. Tenha sempre em mente que a função exige mais do que saber vender: também inclui funções administrativas.

Vale a pena ser representante comercial?

Vale a pena ser representante comercial? Ou é melhor ser um vendedor contratado? Bom, isso depende, vamos falar um pouquinho sobre as diferenças entre as duas profissões.

Essa profissão exige pessoas organizadas e com perfil empreendedor. Elas devem saber construir resultados de modo gradativo e ter facilidade para se autogerir, inclusive financeiramente. Se você tem esse perfil se dará muito bem na profissão, aumentando as possibilidades de ganhos financeiros.

Por outro lado, se você preza por segurança, rotina e certa estabilidade, terá dificuldades com esse trabalho. Talvez atuar com vendas vinculado a uma empresa seja a melhor opção para o seu caso.

Podemos concluir com um resumo sobre o perfil do representante comercial: é indispensável ser independente e ter constante vontade de aprender, afinal, é uma atividade bastante dinâmica.

Agora você já conhece o perfil desse profissional e sabe como ser um representante comercial, e aí, você se encaixa nesse perfil? Deixe um comentário nos contando!

Dúvidas? Questionamentos? Escreva pra #MRD!

Se tiver alguma pergunta 💬, ou caso identifique-se com algum ponto desse texto 🎯, nossa assessoria jurídica pode entrar em contato com você. 👨‍⚖👩‍⚖

👇 Preencha o formulário abaixo, é rápido: