Como pedir informações para cadastrar o cliente

saiba o modo correto de pedir informação para cadastrar o cliente

Pedir informação para cadastrar o cliente é um procedimento comum nas vendas que, no entanto, pode gerar algum constrangimento tanto para o vendedor quanto para o cliente. De acordo com o tipo de cadastro demandado pela empresa é possível desenvolver algumas estratégias para lidar com essa situação sem maiores problemas.

Vamos falar um pouco sobre o assunto e você poderá avaliar quais dicas funcionam para o seu caso e quais precisam ser adaptadas ao seu contexto.

1. Aproveite as brechas para pegar informações básicas

No caso de estabelecimentos que buscam cadastrar o cliente de modo geral, isto é, não apenas no momento de fechar a venda, essa pode ser uma opção interessante. Durante a conversa com o consumidor, pode-se aproveitar e, de forma descontraída e no momento da interação, pedir alguns dados básicos.

Para que essa opção seja aplicada da forma correta, é necessário que desde o início do contato com o cliente, ele esteja ciente da necessidade de alguns dados para a empresa e que as vantagens disso sejam explicitadas para ele.

2. Prefira o momento da finalização da venda

Embora o pedido de informação para cadastrar o cliente possa ser iniciada durante a interação com ele, o ideal é deixar esse momento para a finalização da venda. Isso porque, nesse momento, o cliente já foi conquistado e já está mais aberto a estabelecer uma relação com a empresa.

Além disso, para a finalização do negócio demanda alguns dados, então ele estará esperando por isso. Se o contexto for favorável a esperar por esse momento, é a melhor opção.

3. Associe benefícios ao cadastro de informações

É verdade que o vendedor, geralmente, não tem autonomia para criar promoções e benefícios em um estabelecimento e oferecer vantagens para cadastrar o cliente. No entanto, ele poderá aproveitar as vantagens já existentes como argumento ou conversar com os responsáveis para promover essa ação.

Por exemplo, se a sua empresa já oferece determinadas vantagens ao cliente de modo geral, alinhe com outros vendedores e com a empresa de associar a oferta desses benefícios ao cadastro. Caso contrário, tenha iniciativa e proponha algo aos seus superiores conforme o que observa da dinâmica do seu mercado.

4. Aja naturalmente ao pedir informação para cadastrar o cliente

A necessidade de informação para cadastrar um cliente é algo natural no mundo dos negócios. Interiorize a afinidade com essa necessidade e poderá passar mais segurança para o cliente. Procure se informar para explicar com clareza as razões e a conveniência desse cadastro.

5. Seja honesto com o pedido e o tratamento das informações

Muitos consumidores ficam desconfiados quanto a fornecer informações cadastrais para as empresas. Quanto mais honesto e direto você for sobre o assunto, maior credibilidade irá inspirar no cliente.

Do mesmo modo, quando a informação para cadastrar o cliente puder resultar, por exemplo, em recusa da continuidade da negociação, esteja preparado para lidar com isso. Escute o cliente sobre as possíveis razões da recusa e formas de resolver esse problema.

Nesse contexto, abstenha-se de julgamentos, pois poderá perder um futuro cliente e, também, um multiplicador da reputação da marca.

Essas dicas te ajudaram a saber como qualificar o momento de pedir informação para cadastrar o cliente? Ainda restaram dúvidas sobre o assunto? Deixe suas dúvidas e percepções nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *